APSE –Assistência e Promoção Social Espírita é uma das áreas de trabalho de um Centro Espírita. Não se trata de uma ação nova no movimento espírita, mas, na atualidade, sua formalização e implementação dentro da concepção de Promoção do ser integral e Assistência Social como política pública – direito do cidadão e dever do Estado, propõe aos trabalhadores espíritas uma gama de possibilidades de trabalho e enfrentamento de alguns desafios.

APSE deve ser compreendida em sua essência pela vivência da caridade, que se efetiva por atitudes, ações, atividades, trabalhos, planos, projetos e programas sociais voltados ao atendimento das vulnerabilidades sociais, com vistas à promoção biopsicosocioespiritual do ser.

O trabalho assistencial Espírita vai além da ajuda material (beneficência) e deve constituir um conjunto de atitudes solidárias e fraternas, de trabalhos sociais de atenção às desigualdades sociais, contribuindo com a formação de homens de bem e consequentemente construção de uma sociedade verdadeiramente caridosa, beneficiada pela prática do bem.

Caberá a área da APSE uma participação de forma efetiva junto à sociedade organizada e aos órgãos do poder público, contribuindo para o encaminhamento de assuntos de interesse social;

Buscar-se-á estimular o atendimento de necessidades sociais das pessoas e comunidade em vulnerabilidade social, respeitando a legislação vigente;

É preciso acolher, escutar e orientar às pessoas que procuram a Centro Espírita, ou que, por algum modo, possam ser beneficiários das ações de proteção social desenvolvidas pela instituição.

Necessário se faz, proporcionar ao espírita a oportunidade de vivenciar os ensinamentos do Evangelho de Jesus à Luz da Doutrina Espírita, pela prática do bem ao próximo.

Portanto, o trabalho da APSE precisa ser resignificado como uma verdadeira ação de benevolência, aliando as dádivas materiais ao desenvolvimento das qualidades do coração, tanto de quem realiza o trabalho, quanto daqueles que recebe os benefícios da tarefa.

Conheça melhor o trabalho da APSE na página da Feetins, no menu ÁREAS – Assistência e Promoção Social Espírita.


Visitas: 8