Fonte: Federação Espírita Brasileira
Uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e da Organização Mundial de Saúde tornou 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A finalidade é ampliar a adesão por todo o planeta de estratégias ao enfrentamento ao suicidio, assim como o apoio às famílias daqueles que aqui não mais estão.
No Brasil, desde 2015, setembro foi indicado como o mês de prevenção, e a cor amarela o acompanha em diversas atividades preventivas e de acolhimento realizadas em todo o país. A ação foi uma criação em conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de conscientizar e debater o tema, além de oferecer amparo àqueles que necessitam de apoio.
O respeito à vida em todas as etapas tem sido objeto de acompanhamento e trabalho por parte da Federação Espírita Brasileira. Em 1994, a FEB implantou a campanha permanente Em Defesa da Vida, abordando os temas aborto, drogas, eutanásia, suicídio e violência. Clique e baixe o opúsculo: Suicídio, não!. Acompanhe mais no site: valorizacaodavida.febnet.org.br.
Prefiro Viver tem por objetivo esclarecer de forma sucinta, objetiva e direta os múltiplos aspectos científicos que envolvem o tema suicídio, assim como apresentar orientações práticas e possibilidades de atuação dos trabalhadores nos centros espíritas diante de situações delicadas e angustiantes que envolvem a temática, visando contribuir com a preservação e valorização da vida. Acesse os materiais em febnet.org.br/portal/prefiro-viver.
Atendimento Fraterno Virtual do CFN/FEB | disque 0800 2023 222
Prefiro Viver | febnet.org.br/portal/prefiro-viver
Valorização da Vida | valorizacaodavida.febnet.org.br
CVV – Centro de Valorização da Vida, disque 188 | www.cvv.org.br
[1] ANTUNES, M. (org). Suicídio. In: Em defesa da vida: suicídio, não! Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. 1. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2017. Opúsculo, p. 28-30. Disponível gratuitamente no portal da FEB.